13 Dec
  • By IPEME

O Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas, Instituto Público (IPEME, IP) em parceria com o Banco Comercial de Investimento (BCI) realizaram, hoje 06 de Dezembro de 2022, no auditório do BCI na Cidade de Maputo, a 3º edicção do Programa Networking PME.

Durante a sua intervenção, o Director dos Serviços Centrais de Desenvolvimento Técnico e Competitividade, Ramatane Ernesto, disse que o evento visa estimular o intercâmbio entre as Micro, Pequenas e Médias Empresas no âmbito do acesso a informações sobre o mercado, acesso a linhas de financiamento, literacia financeira, fiscalidade bem como saber tirar proveito das oportunidades de ligações empresariais.

Carlos Valente, Representante do FSDMOC, apresentou alternativas de financiamento as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME’s), tendo, na ocasião, explicado aos participantes que existem três (3) alternativas de financiamento a utilizar, nomeadamente o capital próprio, o credito bancário e mercados de capitais.

Valente, afirmou ainda existir a possibilidade de financiamento, denominada Invoice Discounting, metodologia que permite aos bancos pagarem adiantado as MPME’s que tenham um contrato de fornecimento de produtos e serviços garantido, Venture Capital, que permite que singulares interessados num determinado tipo de negócio possam participar sem que seja necessário recorrer a mercados de capitais, por último falou das linhas especiais de credito que tem que ver com as linhas destinados a um segmento especifico da sociedade, com destaque para financiamento a jovens e mulheres.

Por seu turno, Angelo Mazive, Director da Área Comercial para a Baixa da Cidade de Maputo no BCI, disse que o Banco dispõe de uma variada gama de financiamento, destacando a linha FECOP que tem em vista apoiar as MPME’s, com destaque para as que enfrentaram dificuldades durante a época de COVID 19. Explicou ainda que o BCI está disponível para atender e financiar as empresas que recorram aos seus serviços e produtos.

Networking PME é uma plataforma que visa o desenvolvimento de negócios através da prática do Networking para que possam empreender com sucesso, ampliar a rede de contacto, formar uma comunidade empresarial específica e promover colaboração entre si, fomentar a discussão de questões relacionadas com a economia e ambiente de negócios.

Participaram do evento representantes e gestores de Micro, Pequenas e Médias Empresas de sectores diversificados, representantes do BCI, FSDMOC e do IPEME.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

five − 4 =

WhatsApp chat