23 Aug
  • By admin

Lançada a Base de Dados PME

O Ministro da Indústria e Comércio Silvino Moreno, procedeu na manhã de 27 de Junho de 2022, na Cidade de Maputo ao lançamento da Base de Dados PME.

Trata-se de um instrumento de busca de informação, não só das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME’s), como também de oportunidades para o seu emponderamento e robustez, solução a sua profissionalização, exposição e acesso a novos mercados, busca de parceiros sustentáveis, formação e certificação. É um serviço de exposição dos produtos e serviços das MPME’s entre elas e destas para as grandes empresas.

Falando na cerimónia de lançamento da plataforma, Silvino Moreno disse que a forma como se tem presenciado a retoma activa da realização de eventos corporativos para a promoção empresarial e rede de contactos, demonstra o quanto a revitalização e alavancagem económica constitui uma prioridade nos dias actuais. Acrescentou que a partilha de informação e interacção sobre o desenvolvimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas nos dias de hoje, obriga a modernizar os instrumentos e mecanismos de acesso a informação útil em tempo real através de plataformas digitais.

Por seu turno Eneas Comiche, presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo realçou que com este feito, as MPME’s passam a conferir maior dinamismo e estarão melhor servidas e posicionadas, para se afirmarem como actores importantes na modernização dos serviços e industrialização do nosso país.

A existência da Base de Dados vem responder a um desafio na colecta e organização de dados estruturados de forma consistente e acessível, de empresas, requerendo assim, que sejam implementadas estratégias com vista a impulsionar o melhor acompanhamento do estágio da evolução das unidades implantadas sendo um dos meios para o efeito, a institucionalização de uma base de dados.

Em jeito de contextualização Joaquina Gumeta, Directora Geral do IPEME referiu a existência de mais de 13 Bases de Dados das MPME’s de publicação das oportunidades geridas pelo sector privado, sendo que a maioria versa apenas para o registo de concorrentes de concursos disponibilizados pela empresa do sector de mineração e gás no âmbito dos programas de conteúdo local. Daí a necessidade de criação de uma Base de Dados mais inclusiva e gerida pelo Governo Moçambicano, através do IPEME.

A Base de Dados das MPME’s é disponibilizada num dia em que se celebra o 27 de Junho, o Dia das MPME’s, data que foi instituída pelas Nações Unidas através da Resolução número 71/279, da Assembleia Geral das Nações Unidas a 6 de Abril de 2017 visando evidenciar a importância dos pequenos negócios nas economias locais e global, num contexto que ainda vivemos os efeitos adversos na economia mundial.

Até ao momento foram cadastradas 52 MPME’s na Base de Dados PME’s. A Concepção desta plataforma teve apoio da Technip FMC.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

WhatsApp chat